segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Jean Charles - 2009


Sinopse:Informações Técnicas:

Jean Charles é baseado no mundialmente conhecido caso do brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado no metrô de Londres por agentes do serviço secreto britânico em julho de 2005, ao ser confundido com um terrorista. O filme revela os últimos meses da vida do eletricista mineiro, a partir da chegada a Londres de sua prima Vivian, que vai morar com ele e os primos Alex e Patrícia. A trágica morte de Jean Charles abala seus primos, que precisam reconstruir suas vidas após a dolorosa perda, em meio à luta por justiça.


Título Original: Jean Charles
Gênero: Drama
Duração: 90 min.
Ano de Lançamento :2009
Lançamento Comercial (Estreia): 26/06/2009
Distribuição: Imagem Filmes
Direção: Henrique Goldman
Assistência de direção: Jude Campbell e Marcela Lordy
Roteiro: Henrique Goldman e Marcelo Starobinas
Produção: Carlos Nader, Henrique Goldman e Luke Schiller
Direção de produção: Andy Chapman e Justine Otondo
Direção de pós produção: Ewa Wawelberg
Co-produtor: Raul Schmidt
Produtor delegado: Flavio Botelho
Produção executiva: Nicki Parfitt, Rebecca O’Brien, Stephen Frears e Tristan Whalley
Co-produção: Já Filmes, Mango Films, Imagem Filmes e UKFC
Música: Nitin Sawhney
Som: Jorge Rezende Vaz e Ray Beckett
Fotografia: Guillermo Escalón
Desenho de Produção: Damien Creagh
Figurino: Veri Ferraz
Edição: Kerry Kohler

Elenco:
Selton Mello ........Jean Charles de Menezes
Vanessa Giácomo ........Vivian
Daniel Oliveira ........Marcelo
Luis Miranda ........Alex
Patricia Armani ........ Patricia Armani
Sidney Magal ........Sidney Magal
Maurício Varlotta ........Maurício Varlotta
Marcelo Soares ........Chuliquinha
Rogério Dionísio ........Bisley

Curiosidades:
• Baseado em fatos reais. A tragédia mundialmente conhecida do brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado por agentes do serviço secreto britânico no dia 22 de julho de 2005, em pleno metrô de Londres, ao ser confundido com um terrorista. A polícia londrina tentou encobrir o erro, levantando suspeitas sobre ele, mas logo a verdade veio à tona: Jean Charles era inocente.

• Patricia Armani, prima de Jean, no papel dela mesma.

• Maurício Varlotta, que foi patrão de Jean por 5 anos, e interpreta a si mesmo no filme.

• Um mês depois da tragédia, Henrique Goldman apresentou para televisões britânicas a idéia de um documentário sobre Jean Charles, mas não houve interesse por parte delas. Oito meses depois, Henrique recebeu um email do cineasta Fernando Meirelles onde ele dizia que tinha sido convidado pela BBC para dirigir um filme sobre Jean Charles. Impossibilitado de participar do projeto, Fernando recomendou Henrique Goldman, seu amigo de longa data. Mas as concepções de Henrique e da BBC em relação ao filme a ser feito não eram as mesmas. Para a BBC, interessava mais o lado policial do caso, enquanto para Henrique importava mostrar quem era Jean Charles e mergulhar na comunidade brasileira de Londres. O projeto foi engavetado, e Henrique seguiu em busca de novos parceiros.


• O filme revela os últimos meses da vida de Jean Charles (Selton Mello), a partir da chegada a Londres de sua prima Vivian (Vanessa Giácomo), que vai morar com ele e os primos Alex (Luis Miranda) e Patrícia (Patricia Armani, prima de Jean, no papel dela mesma). Enquanto Vivian tenta se adaptar ao novo cotidiano, Jean vive de bicos e expedientes, em meio aos sonhos, dificuldades, alegrias e tristezas dos brasileiros que moram em Londres.

• Em 7 de julho de 2005, uma série de atentados terroristas no sistema de transporte londrino deixa 52 mortos e 700 feridos, e cobre o Reino Unido com uma névoa de medo, desconfiança e paranóia.

• Duas semanas depois, uma nova série de atentados a bomba fracassa, mas os terroristas continuam soltos. Jean é confundido com um dos terroristas e é brutalmente assassinado com 8 tiros dentro do metrô, ao ir para o trabalho.

• Jean Charles é a primeira co-produção cinematográfica entre Brasil e Inglaterra.

• Henrique Goldman nasceu em São Paulo em 1961, e é radicado na Inglaterra há vários anos. É produtor (Mango Films), cineasta e diretor teatral. Goldman dirigiu vários documentários, como Ken and Rosa e Todas as Mulheres que Amei, e o longa metragem Ixcan. Em 2001, dirigiu o longa metragem Princesa, uma co-produção da Sixteen Films (de Rebecca O’Brien e Ken Loach) com a Road Movies (de Wim Wenders) .

• O roteiro do filme é de Henrique Goldman e Marcelo Starobinas, que, assim como Henrique, é brasileiro radicado em Londres.

• O produtor Stephen Frears é um dos mais importantes cineastas ingleses, com trabalhos de destaque tanto no Reino Unido como em Hollywood. Entre os principais filmes que dirigiu estão Minha Adorável Lavanderia, Ligações Perigosas (ganhador de 3 Oscar), Herói por Acidente e A Rainha (ganhador de 1 Oscar).

• Locações em Paulínia, São Paulo e Londres, Inglaterra. Ao todo, foram 5 semanas de filmagem em Londres e uma semana em Paulínia. A cidade do interior de São Paulo.

• O elenco conta com atores e atrizes recrutados dentro da comunidade brasileira de Londres. Por um ano e meio foram feitos testes de elenco. O Casting ficou a trabalho de Gabi Campana, Julie Dunne e Steve Daly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário