segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Evandro Teixeira - Instantâneos da Realidade 2004



Sinopse:

A fotografia de Evandro Teixeira - um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro - vai ganhar os cinemas. A produtora carioca Canal Imaginário produziu um documentário que será distribuído nos cinemas de todo o país pela Riofilme, sobre a trajetória e obra de Evandro, cujas imagens, a maioria em preto-e-branco, eternizaram os principais episódios políticos do país desde a década de 60 e flagraram pelo mundo instantâneos de guerra, glória e glamour. "Da queda do governo Allende, no Chile, aos desfiles de moda em Paris, passando por Copas do Mundo e Jogos Olímpicos, a obra do Evandro é muito abrangente. E a idéia do documentário é justamente apresentar a riqueza do conjunto dessa obra", conta o diretor Paulo Fontenelle.

Ficha Técnica:
Título Original: Evandro Teixeira - Instantâneos Da Realidade
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 76 min
Ano de Origem: 2003
Lançamento: 08 de agosto de 2004
Distribuição: Riofilme
Direção: Paulo Fontenelle
Assistente de Direção: Carolina Antonucci
Roteiro: Paulo Fontenelle
Produção: Canal Imaginário
Produção executiva: Cleyde Afonso
Direção de produção: Mariangela Furtado
Fotografia: Cleisson Vidal e Marcio Bredariol
Música: Marcos Souza
Pesquisa: Paulo Fontenelle e Patrícia de Gomensoro

Elenco:
Chico B. de Hollanda
Marcos Sá Corrêa
Sebastião Salgado
Evandro Teixeira
Fritz Utzeri

Curiosidades:
• Foi concebido por Fontenelle há três anos, ao ler uma matéria de jornal sobre uma exposição do fotojornalista. As imagens que ilustravam o texto chamaram a atenção do diretor, que idealizou o documentário para "resolver a minha curiosidade pessoal em torno da obra do Evandro e também levá-la ao conhecimento de outras tantas milhares de pessoas".

• As filmagens do documentário começaram em Itabuna, no interior da Bahia, seguindo pelas cidades de Ipiuaú, Jequié e Milagres - locais onde o baiano Evandro passou a infância e adolescência e realizou seus primeiros trabalhos como amador. A pequena e pacata cidade de Irajuba não poderia ficar de fora. Afinal, foi lá que Evandro nasceu em pleno 25 de dezembro - o ano, ele esconde a sete chaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário