segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Raizes do Brasil - 2004



Sinopse:

A vida e obra de Sérgio Buarque de Ho- llanda, um dos principais intelectuais do Brasil no século XX e autor dos livros "Raízes do Brasil" e "Visões do Paraíso". Dividido em duas partes, o filme mostra desde o cotidiano de Sérgio, incluindo o modo como interagia com a família e amigos, até um panorama cronológico de sua época, em que li- dou com o nazismo, os anos de Getúlio Vargas no poder e a ascensão do movimento modernista no Brasil.

Ficha Técnica:
Título Original: Raízes do Brasil

Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 140 min.
Ano de Lançamento (Brasil): 2004
Distribuição: Riofilme
Direção: Nélson Pereira dos Santos
Roteiro: Nélson Pereira dos Santos e Miúcha
Produção: Márcia Pereira dos Santos e Maurício Andrade Ramos
Fotografia: Reynaldo Zangrandi
Edição: Alexandre Saggese

Elenco:
Chico Buarque
Sílvia Buarque
Miúcha
Maria Amélia
Cristina Buarque
Zeca Buarque
Ana de Hollanda
Maria do Carmo de Hollanda
Antônio Cândido
Paulo Vanzolini
Sergito
Alvinho


Curiosidades:
• Raízes do Brasil - Uma Cinebiografia de Sérgio Buarque de Holanda surgiu quando Nélson Pereira dos Santos aceitou a sugestão de Ana, uma das filhas de Sérgio. O documentário não fica apenas no livro, ou no legado intelectual do historiador. Com o objetivo de aproximar a platéia do biografado, Nélson optou por dar menos espaço aos estudiosos e mais aos familiares e amigos, como a viúva Maria Amélia, os filhos Chico e Miúcha (que colaborou com o roteiro), a neta Bebel Gilberto, além de Antônio Cândido e Paulo Vanzolini; Sílvia, neta de Sérgio, lê trechos de Raízes do Brasil.

Sobre o filme:
O filme Raízes do Brasil é um documentário dirigido por Nelson Pereira dos Santos a respeito da vida e da obra do escritor e jornalista Sérgio Buarque de Holanda.

O lançamento do longa-metragem no Brasil, em 2004, foi uma homenagem ao centenário de nascimento de Sérgio Buarque de Holanda (1902). O documentário inclui imagens do arquivo pessoal do escritor e cenas históricas (século XX).

Nenhum comentário:

Postar um comentário