domingo, 27 de setembro de 2009

Nina - 2004


Sinopse:

Nina, jovem de sensibilidade agudíssima e mente fragilizada, procura meios de sobrevivência numa metrópole desumana. A proprietária do apartamento onde mora, Dona Eulália, uma velha mesquinha e exploradora, parece tirar prazer em esmagar a vontade da sua inquilina exaurida.

O que faz uma pessoa extraordinária quando alguém ordinário quer acabar com ela? Nina, em meio a desenhos que faz em toda parte e vivendo a agitada cena eletrônica de São Paulo, mergulha nos fantasmas de seu sub consciente até acabar envolvida num crime.


Informações Técnicas:

Título Original: Nina
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 85 min.
Lançamento no Brasil: 2004
Direção: Heitor Dhalia
Roteiro: Marçal Aquino e Heitor Dhalia
Produção executiva: Caio Gullane e Fabiano Gullane
Direção de produção: André Montenegro
Pós-produção: Andre Ristum
Coordenação executiva: Sônia Hamburger e Egle Tubelis
Música: Antonio Pinto
Desenho de Som: Alessandro Laroca e Armando Torres Jr.
Som direto: Romeu Quinto
Fografia: José Roberto Eliezer, Abc
Still: Alexandre Ermel
Direção de arte: Akira Goto e Guta Carvalho
Figurino: Juliana Prysthon e Veronica Julian
Edição: Estevan Santos
Desenhos: Lourenço Mutarelli
Animações: Lobo
Story Board: Edevilson Guilherme
Maquiagem: Gabi Moraes
Casting: Chico Accioly
Supervisão de dramaturgia: Christiane Riera


Elenco:
Guta Stresser ........... Nina
Myriam Muniz ........... dona Eulália
Sabrina Greve . ........... Sofia
Luíza Mariani . ........... Alice
Juliana Galdino . ........... Ana
Milhem Cortaz ........... Carlão
Guilherme Weber . ........... Arthur
Abrahão Farc . ........... velho
Wagner Moura . ........... cego
Selton Mello ........... namorado de Ana
Renata Sorrah ........... prostituta
Lázaro Ramos ........... pintor
Matheus Nachtergaele ........... pintor
Anderson Faganello
Ailton Graça
Walter Portela
Eduardo Semmerjian
Nivaldo Todaro

Curiosidades:

• As atrizes Maria Luísa Mendonça e Chris Couto fazem uma participação especial no sonho do cavalo, porém não são creditadas na capa do dvd e também nos créditos após o filme. Seus nomes aparecem apenas nos créditos finais.

• Nina marca a estréia de Caio Gullane e Fabiano Gullane como produtores solo, depois de mais de dez anos de experiência como diretores de produção, produtores executivos e co-produtores de importantes filmes brasileiros.

• Escritor e autor de quadrinhos, o paulista Lourenço Mutarelli é responsável pelos desenhos feitos por Nina, que ilustram as animações que pontuam o filme.

• Estreantes, Akira Goto e Guta Carvalho assinam juntos a concepção artística de Nina.

• Todo o material usado na construção dos cenários foi adquirido em demolição. Com isso, obteve-se a sensação de gastura, de passagem do tempo, de um clima decadente próprio da velha usurária Eulália. Ambientes amplos, pé direito alto, corredores largos, escadas em caracol, cores dessaturadas, luzes esmaecidas. Todos esses elementos indicam o estado de opressão constante em que vive Nina.

• Parceiro de Heitor Dhalia desde o curta-metragem Conceição, José Roberto Eliezer, foi uma escolha quase natural para a função em Nina. Zé Bob, como é conhecido no meio, começou carreira como assistente e estreou na direção de fotografia de longa-metragem com o Filme Demência (1986), de Carlos Reichenbach. Outros créditos de Zé Bob como fotógrafo incluem Cidade Oculta (1986), de Chico Botelho; Anjos da Noite (1988), de Wilson Barros; A Dama do Cine Shanghai (1988), de Guilherme de Almeida Prado, e A Grande Arte (1992), de Walter Salles.

• Jornalista por formação, Marçal Aquino começou carreira como repórter e redator, antes de se dedicar à literatura e ao cinema. Publicou, entre outros livros, "O Amor E Outros Objetos Pontiagudos", pelo qual recebeu o prêmio Jabuti. Em parceria com Beto Brant, atuou como roteirista dos filmes Os Matadores, Ação Entre Amigos e O Invasor. Com Heitor Dhalia, desenvolveu o roteiro de Nina.

• Nascido no Recife, em Pernambuco, Heitor Dhalia mudou-se para São Paulo em 1993, onde mora até hoje. Redator publicitário, trabalhou nas principais agências de propaganda brasileiras, tendo criado e produzido mais de cem filmes. Estréia no cinema em 1999, primeiro como assistente de Aluízio Abranches no longa-metragem Um Copo De Cólera, depois como roteirista de As Três Marias e como diretor do curta Conceição. Nina é sua estréia na direção de longas.

• Foi apresentado no International Film Festival Rotterdam, em 28 de janeiro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário